Logo REMPRO

Registro Multicêntrico de Procedimentos
Operatórios da Sociedade Brasileira de Quadril

Orientações Gerais para Inclusão de Centros de Pesquisa (CP)


Para a inclusão de uma Instituição Hospitalar como Centro de Pesquisa do REMPRO-SBQ e que, portanto esteja habilitada para a coleta de dados, são necessários três processos distintos e sequencias:

  • Cadastramento,
  • Credenciamento e
  • Habilitação

No processo de Cadastramento, são solicitadas informações sobre a estrutura e operacionalidade da instituição (Recursos Físicos e Humanos) com relação à realização de cirurgias de Quadril, assim como é necessário o aceite eletrônico do Termo de Compromisso para Cadastramento de Centro de Pesquisa (CP) no REMPRO-SBQ, enquanto que para o Credenciamento é necessário, adicionalmente, a solicitação formal do credenciamento, a certificação digital de no mínimo dois elementos da instituição (coordenadores administrativo e médico) e o envio ao REMPRO-SBQ do Termo de Compromisso para Credenciamento de Centro de Pesquisa no Registro de Procedimentos Operatórios da Sociedade Brasileira de Quadril (REMPRO-SBQ), devidamente assinado por seus bastantes representantes legais (Chefe do Serviço de Quadril, Coordenador Médico do Serviço de Quadril junto ao REMPRO-SBQ, e Coordenador Administrativo do Serviço de Cirurgia de Quadril junto ao REMPRO-SBQ).

Portanto, o Cadastramento da Instituição Hospitalar é um quesito obrigatório, mas não suficiente, para o processo de inclusão da Instituição como Centro de Pesquisa (CP) do REMPRO-SBQ. O período entre o cadastramento e a solicitação de credenciamento deve ser utilizado para adequações estruturais e/ou operacionais, por parte da Instituição interessada, a partir de sugestões e solicitações do REMPRO-SBQ.

A. O Cadastramento deve ser feito pelo preenchimento online do Formulário de Cadastro de Instituições Hospitalares junto ao REMPRO-SBQ. Observe que todas as informações são obrigatórias, de forma que nenhum cadastro será recebido pelo REMPRO-SBQ, caso o preenchimento esteja incompleto. Caso alguma informação ou campos não forem adequadamente preenchidos, o sistema irá detectá-los e assim uma solicitação para a sua correção será gerada pelo sistema imediatamente, possibilitando assim o envio das informações. Observe que este formulário é apenas um cadastro e assim não existem informações que possam resultar na rejeição do processo de cadastramento;

- Para a orientação, passo a passo do preenchimento do Formulário de Cadastro de Instituições Hospitalares, deve ser consultado o Tutorial para Cadastramento de Instituição Hospitalar junto ao REMPRO-SBQ. Este Tutorial, passo a passo, estará também disponível para consulta durante todo o processo de cadastramento eletrônico, bastando clicar no ícone (Consulta ao Tutorial).

- Durante o processo de cadastramento, o responsável pelo preenchimento deverá também cadastrar um Login (número do CNES da Instituição) e uma senha pessoal, a qual servirá como acesso às informações do processo de análise do cadastro assim como para o envio futuro do Formulário de Solicitação de Credenciamento junto ao REMPRO-SBQ. Caso o processo de cadastramento ainda não tenha sido totalmente terminado, esta senha também permitirá a visualização das pendências e a continuação do preenchimento, assim como a alteração ou edição do cadastro. Esclarecemos que esta senha só tem validade para o cadastramento. Uma vez aceito o cadastramento da Instituição, acessos futuros para o credenciamento e habilitação só poderão ser feitos através de certificação digital dos coordenadores administrativo e médico da própria instituição.

Como parte do processo de Cadastramento, é mandatória a Leitura e o Aceite Eletrônico prévio, pela Instituição Hospitalar, do Termo de Compromisso para Credenciamento de Centro de Pesquisa no Registro de Procedimentos Operatórios da Sociedade Brasileira de Quadril (REMPRO-SBQ). Observe que este aceite é mandatório para o processo de cadastramento da Instituição Hospitalar junto ao REMPRO-SBQ;

Enfatizamos que, previamente ao início do processo de cadastramento, deve ser feita a leitura do arquivo: O que é o REMPRO-SBQ: Objetivos e Fundamentos. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em: REMPRO-SBQ: Projeto de Estrutura, Organização e Implantação.Dúvidas e perguntas mais frequentes também podem ser acessadas na página inicial.

B. Credenciamento da Instituição Hospitalar: Tão logo o cadastro da Instituição seja aceito, através de notificação oficial do REMPRO-SBQ, a Instituição deverá proceder ao Credenciamento, que se inicia pelo:

a. Preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Credenciamento da Instituição Hospitalar como Centro de Pesquisa (CP) junto ao REMPRO-SBQ. Esta solicitação, feita pela Instituição Hospitalar, já deverá ser validada pelas certificações digitais requeridas, de no mínimo um funcionário administrativo da Instituição, denominado Coordenador Administrativo, e de um Cirurgião de Quadril, denominado Coordenador Médico, cuja nomeação é de responsabilidade da Instituição solicitante e deverá ser discriminada no formulário já nomeado acima;

b. Impressão do Termo de compromisso para credenciamento de centro de pesquisa no projeto de Registro de Procedimentos Operatórios da Sociedade Brasileira de Quadril (REMPRO-SBQ) deverá ser preenchido e assinado pelo Chefe do Serviço de Quadril, Coordenador Médico do Serviço de Quadril junto ao REMPRO-SBQ, e Coordenador Administrativo do Serviço de Cirurgia de Quadril junto ao REMPRO-SBQ. Este documento deverá ser digitalizado e enviado ao REMPRO-SBQ, devidamente validado por certificação digital dos coordenadores (Administrativo e Médico) da Instituição;

c. As informações enviadas serão analisadas pelo Comitê Administrativo do REMPRO-SBQ e, após sua avaliação, caso julgue apropriado, poderá ser agendada uma visita técnica à Instituição Hospitalar (CP) por dois membros designados pelo próprio Comitê Administrativo. Estes membros serão encarregados de elaborar o Relatório de Visita Técnica, utilizando-o como um dos fundamentos para o parecer final do REMPRO-SBQ quanto ao credenciamento da Instituição Hospitalar.

d. O relatório do parecer final quanto ao processo de Credenciamento será enviado à Instituição, em um período máximo de 15 dias após a solicitação, ou após a visita técnica, quando programada.

C. Habilitação da Instituição Hospitalar como CP do REMPRO-SBQ.

Após o aceite do credenciamento da Instituição Hospitalar pelo REMPRO-SBQ, se inicia o processo de submissão do Projeto de Pesquisa à aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), através da Plataforma Brasil. Para este processo de submissão, O REMPRO-SBQ fornecerá à Instituição Hospitalar, os requisitos regulatórios tais como, o Projeto de Pesquisa e o Manual do Pesquisador. Somente após a aprovação do projeto de pesquisa pelo CEP, e o treinamento de responsabilidade do REMPRO-SBQ, a Instituição estará habilitada para dar início ao processo de coleta de dados, através do SECaD (Sistema Eletrônico de Captura de Dados).

Para quaisquer dúvidas adicionais, por favor contate: secretaria@rempro-sbq.org.br ou através do telefone: (16) 98192-9269.


Nosso sistema é compatível com:


Sociedade Brasileira de Quadril | Todos os direitos reservados 2018



Logo Byte Livre